quarta-feira, 30 de maio de 2012

Enviroment as Religion por Michael Crichton

Encontrei esse texto do celebrado escritor de ficção científica Michael Crichton. Ele traduz com perfeição o sentimento de quem percebe como a questão ambiental tornou-se a bandeira de fanáticos utópicos afastando-se da ciência para cair nas mãos de políticos.


"... é hora de fazermos uma grande mudança em nosso pensamento sobre o meio ambiente, semelhante à mudança que ocorreu em torno do primeiro Dia da Terra em 1970 quando essa consciência foi reforçada. Mas desta vez, precisamos levar o ambientalismo para fora da esfera da religião. Precisamos parar com as fantasias míticas e precisamos parar com as previsões catastróficas. Precisamos fazer ciência verdadeira em lugar disso.
Há duas razões pelas quais eu acho que todos nós precisamos nos livrar da religião do ambientalismo. 
Primeiro, precisamos de um movimento ambiental, e esse movimento não é muito eficaz se for conduzida como uma religião. Sabemos pela história que as religiões tendem a matar as pessoas, e ambientalismo já matou algo entre 10-30 milhões de pessoas desde 1970. Não é um bom registro. O ambientalismo tem de ser absolutamente baseado na ciência objetiva e verificável, ele precisa ser racional, e ele precisa ser flexível. E precisa ser apolítico. Misturar preocupações ambientais com as fantasias frenéticas que as pessoas têm acerca de um partido político ou de outro é perder a verdade fria que há muito pouca diferença entre as partes. O esforço para promover uma legislação eficaz para o ambiente não é ajudado por pensar que os democratas vão nos salvar e os republicanos não. A história política é mais complicada do que isso. 
A segunda razão para abandonar a religião ambiental é ainda mais urgente. Religiões pensam que sabem tudo.  Mas a triste verdade  sobre o meio ambiente é que estamos lidando com algo incrivelmente complexo, sistemas em evolução permanente, e nós geralmente não temos certeza sobre qual a é melhor forma de proceder. Aqueles que estão sempre certos estão demonstrando seu tipo de personalidade, ou seu sistema de crenças, e não o estado de seu conhecimento. Precisamos ser humildes, profundamente humildes, diante do que estamos tentando realizar. Precisamos estar tentando vários métodos de realizar coisas. Precisamos ter a mente aberta sobre a avaliação dos resultados dos nossos esforços e precisamos ser flexíveis sobre como equilibrar as necessidades. 
Como é que vamos conseguir tirar o ambientalismo das garras da religião e retorná-lo para a disciplina científica? Não há uma resposta simples.
Devemos ao menos instituir requisitos mais rigorosos para o que constitui o conhecimento no campo ambiental. Estou completamente cansado de fatos "politizados" que simplesmente não são verdadeiros. Não é que esses "fatos" são exageros de uma verdade subjacente. Nem é que algumas organizações estão distorcendo os fatos para apresentá-los em uma forma mais forte. O que mais e mais grupos estão fazendo é apresentar uma mentira, pura e simples! "
Michael Crichton
Tradução livre de 

Nenhum comentário:

Postar um comentário